Cinema e Televisão perdem para a Internet - TVI

Cinema e Televisão perdem para a Internet

Internet

Últimas sondagens são ilucidativas. Portugueses já encontraram soluções

É cada vez mais uma evidência. A Internet continua a conquistar consumidores ao Cinema e à Televisão, segundo confirma o último estudo da Associação Espanhola para a Investigação de Meios de Comunicação (AIMC), divulgado nesta quarta-feira.

Mais de metade dos internautas espanhóis descarregam conteúdos multimédia e cada vez mais publicam vídeos na rede, sendo esta a actividade a crescer mais no último ano, refere o nono inquérito aos usuários espanhóis da Internet, denominado «Navegantes na Rede», realizado pela AIMC. 14,5 por cento diz mesmo que dedica menos tempo ao cinema para se ligar à net e 68 por cento fazem o mesmo em relação à televisão.

51,1 por cento dos inquiridos admitem descarregar filmes da rede e 21,8 colocam vídeos on-line. A facilitar este tipo de acesso está o aumento da velocidade de ligações, embora a utilização maioritária neste momento continue a ser «um mega». A sondagem foi realizada entre 24 de Outubro e 18 de Dezembro de 2006, num universo de 49418 pessoas.

Em Portugal os estudos recentes não divergem muito destes resultados. Segundo dados da Marktest os jovens entre os 15 e os 24 anos são os maiores consumidores de internet, sendo o «hi5.com» o mais visto de todos os sites. Nesse estudo de 2006, em colaboração com o Netpanel, o Youtube já surgia nos dez mais.

Num outro estudo de Audiometria, com o Mediamonitor, ficou provado que em 2006 os portugueses já viram menos dois minutos e quatro segundos de televisão, numa média diária de três horas, 30 minutos e cinco segundos. Para além disso, os jovens e os indivíduos das classes alta e média são os que apresentam os índices de televisão mais baixos.

Portugueses tentam captar «audiências»

Existem dois projectos em Portugal que já estão a tentar captar a atenção destes jovens que deixam de ver televisão. Um deles é a TV Tuga, que lança o apelo aos utilizadores de internet, dando a oportunidade de acesso a vários canais gratuitos através do computador.

«A ideia surgiu depois de vermos outros produtos na internet, mas houve muita carolice. Em termos visuais é completamente novo e surge da colaboração de várias pessoas, que se foram juntando ao projecto através do fórum do site», refere o fundador Nuno Guerreiro ao PortugalDiário. O público-alvo é «muito variado», mas entra na faixa dos vinte aos trinta anos.

Mais recente é o Sintonizate.net, que surgiu da mente de Hugo Barreiros e Élio Severiano, dois jovens criativos com vontade de ajudar os utilizadores de internet a encontrarem facilmente conteúdos media. «Qualquer utilizador pode aceder ao site e escolher o canal, gratuitamente, para além de ter acesso a outro tipo de conteúdos, como os melhores vídeos do Youtube, músicas, jogos e rádio», contou Hugo Barreiros ao PD.

Hugo tem 19 anos e acaba por personalizar o espírito dos novos consumidores. «Queremos um conteúdo limpo e pretendo vê-lo na altura em que é transmitido originalmente. Por exemplo, eu gosto de ver as séries Dr. House e Prison Break, mas aqui em Portugal chegam muito atrasadas. Pois, nos Estados Unidos há muitos canais onde elas estão disponíveis», frisou.

Uma coisa é certa: o Sintonizate.net é diferente do TV Tuga. «Não aceitamos fazer ligações para sites pornográficos ou promover o peer-to-peer, que é ilegal. Assim, os pais podem deixar os seus filhos ir à net sem receios de estes estarem a ver algo indesejado. Temos uma base de dados legal e desejamos que assim continue».
Continue a ler esta notícia