Alargamento da escolaridade antes do previsto - TVI

Alargamento da escolaridade antes do previsto

Maria de Lurdes Rodrigues

Ministra da Educação pensa que haverá condições para obrigatoriedade até ao 12.º ano antes do limite da lei

Relacionados
A ministra da Educação mostrou-se esta quarta-feira convicta que o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12ºano, diploma promulgado pelo Presidente da República, vai decorrer dentro do previsto e que vai ser possível

atingir os níveis de escolarização antes do limite que a lei estabelece. A notícia é avançada pela agência Lusa.

A escolaridade obrigatória vai ser, então, prolongada até ao 12º ano e vai ser aplicada aos alunos que, no próximo ano lectivo, frequentarem o 7.º ano e alcançarem o 10.º ano (a partir do qual o ensino não era obrigatório) em 2012.

Este mesmo diploma prevê também a universalidade da educação pré-escolar para crianças a partir dos cinco anos.

«Estou convencida de que a lei será apenas um símbolo. Que é possível ainda antes de chegarmos ao limite que a lei prevê para atingirmos esses níveis de escolarização», referiu a ministra numa visita ao novo Centro Educativo de Condeixa-a-Nova.

Na opinião de Maria de Lurdes Rodrigues, os professores e as escolas «estão a fazer um trabalho notável de recuperação dos alunos» e os edifícios já estão a ser adaptados para o alargamento da escolaridade obrigatória.

A governante adiantou ainda na visita que estão a decorrer construções de duas centenas de centros educativos e obras em 150 escolas básicas e secundárias.

O novo Centro Educativo de Condeixa-a-Nova, visitado esta quarta-feira pela ministra da Educação, é o resultado de uma remodelação e ampliação de um edifício existente e vai acolher um jardim-de-infância e alunos do primeiro ciclo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados