CODU: ministra disponível para dialogar com os enfermeiros - TVI

CODU: ministra disponível para dialogar com os enfermeiros

Reportagem: «um dia com o INEM»

Profissionais de saúde ameaçam fazer greve se continuarem a trabalhar apenas 12 horas por dia.

Relacionados
A ministra da Saúde fez saber esta terça-feira que o ministério está disponível para dialogar com os enfermeiros dos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes) que ameaçam ir para a greve, se continuarem a trabalhar apenas 12 horas por dia.

«A tutela está interessada que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) seja o que é quanto ao seu funcionamento e é nesta perspectiva que estamos a dialogar com o Sindicato dos Enfermeiros para encontrar a solução mais adequada», disse Ana Jorge.

A ministra remeteu eventuais soluções para a reunião de hoje entre o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro.

Os enfermeiros recusam trabalhar nos CODU se a tutela não garantir a manutenção das suas funções durante 24 horas por dia, anunciou o coordenador nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), na segunda-feira.

«Ou os enfermeiros permanecem 24 horas por dia nos CODU ou, a partir de quarta-feira, deixará de haver enfermeiros» nestes centros, afirmou em conferência de imprensa, o coordenador nacional do SEP, José Carlos Martins.

A 31 de Março, após reunião do Conselho Directivo do INEM com a ministra e com o secretário de Estado da Saúde, os enfermeiros foram informados que se manteriam em funções nos CODU, «apenas durante o período» entre as 08:00 e as 20:00, acrescentou o dirigente sindical.
Continue a ler esta notícia

Relacionados