Dois aviões reforçam combatem aos incêndios florestais - TVI

Dois aviões reforçam combatem aos incêndios florestais

Incêndio no Marão

Os dois meios aéreos da UE vão actuar apenas «em caso de necessidade»

Relacionados
A União Europeia vai disponibilizar dois aviões Canadair que vão funcionar como reserva no combate aos incêndios florestais, anunciou o comandante do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), Gil Martins, em conferência de imprensa.

De acordo com o que refere a agência Lusa, a conferência de imprensa serviu para apresentar os meios humanos e materiais disponíveis para a fase «Charlie», época mais crítica no combate aos incêndios que começa esta quarta-feira e acaba a 30 de Setembro.

Gil Martins revelou que os aviões se encontram na ilha de Córsega, em Itália, e serão utilizados «em caso de necessidade».

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Arnaldo Cruz, revelou que estes reforços vão ser usados não só em Portugal, mas também em Espanha, França, Itália, Grécia e Chipre, países que fazem parte do Fire 6 (Força de Intervenção Rápida Europeia a 6).

A época de maior probablidade de incêndios integra um total de 9 829 elementos, 2 196 viaturas e 56 meios aéreos, além dos 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR, de acordo com o que revelou o comandante do CNOS.

Gil Martins afirmou, também, que se regista desde Outubro do ano passado e até ao final do mês de Junho de 2009 «uma situação de seca extrema em 66 por cento do território».
Continue a ler esta notícia

Relacionados