Equipa do INEM vai acompanhar permanentemente Bento XVI - TVI

Equipa do INEM vai acompanhar permanentemente Bento XVI

Papa em Malta

Médico do Papa já esteve em Portugal para verificar o trabalho do Instituto Nacional de Emergência Médica

Relacionados
Uma equipa de profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai acompanhar permanentemente o Papa nos quatro dias em que Bento XVI estiver em Portugal, revelou à Lusa fonte do organismo.

De acordo com o director de Departamento de Emergência Médica do INEM, Ramiro Figueira, que coordena o plano de protecção à saúde de Bento XVI, durante a visita do Papa, está tudo preparado. O grande objectivo é que esta equipa - composta por médicos, enfermeiros e técnicos de emergência médica - «morra de tédio».

Para responder a uma eventualidade ou qualquer problema de saúde que envolva o Papa, o INEM tem previsto um plano, que envolve hospitais de referência, que Ramiro Figueira não divulga por razões de segurança.

A elaboração deste plano tem envolvido contactos permanentes com o Vaticano, os quais têm decorrido em óptimo ambiente, segundo Ramiro Figueira.

O médico pessoal de Bento XVI já esteve em Portugal, tendo-se reunido com Ramiro Figueira, além de várias equipas do Vaticano que percorreram os locais onde o Papa passará.

Um outro dispositivo do INEM irá assegurar a resposta de emergência à população e que funcionará em Lisboa, Fátima e Porto.

Ao todo, são 170 os profissionais com que o INEM conta dar resposta a quaisquer situações de emergência médica.

As crises de ansiedade, as gastroenterites e as crises hipertensivas são os episódios mais previstos e para os quais os profissionais do INEM estão «preparados».

Ramiro Figueira, que em 2000 colaborou com a equipa de acompanhamento pessoal de João Paulo II, na sua visita a Fátima, destaca como principal diferença a existência de vários locais e vários trajectos a percorrer por Bento XVI.
Continue a ler esta notícia

Relacionados