Escolas com menos de 20 alunos devem encerrar - TVI

Escolas com menos de 20 alunos devem encerrar

Sociedade

Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses falou com a ministra da Educação

Relacionados
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, defendeu esta quinta-feira que as escolas com menos de 20 alunos só podem encerrar se as respectivas autarquias concordarem, uma posição que já transmitiu à ministra da Educação, avança a Lusa.

O autarca de Viseu referiu ter falado na quarta-feira com a ministra Isabel Alçada, a quem disse que a ANMP mantém a posição que há muito defende, «as escolas encerrariam se o município estivesse de acordo».

Uma segunda e terceira condições impostas foram, segundo Fernando Ruas, «que a escola encerrasse de acordo com o cumprimento das Cartas Educativas» e «haver apoio aos sistemas de transportes alternativos». Por outro lado, o líder da ANMP alertou a governante para «algumas situações particulares».

«Não é a mesma coisa encerrar uma escola numa cidade ou encerrá-la em Vila Corça (pequena localidade do concelho de Viseu), mesmo que tenha 19 alunos», considerou.

Fernando Ruas disse também não fazer sentido encerrar uma escola e arranjar-lhe uma solução alternativa «se eventualmente já estiver previsto para a mesma a cobertura através de um centro escolar».

«Imaginemos que as crianças de determinada escola estão destinadas ao centro educativo de Rio de Loba (no concelho de Viseu). Não faria nenhum sentido estar a mudá-las agora para uma situação alternativa, para depois, a meio do próximo ano, irem para a solução definitiva"» defendeu.

O autarca social-democrata mostrou-se satisfeito com a conversa com a ministra, mas lamentou que se esteja a assistir a «alguma precipitação de algumas direcções regionais e às vezes até com alguma falta de cuidado».

Exemplificou com a situação caricata de ter chegado à Câmara de Vouzela um documento com as escolas que iam encerrar no concelho de Viseu, sendo que, a esta autarquia, ainda não chegou qualquer informação oficial sobre o assunto. «As pessoas deviam conhecer melhor o terreno», sublinhou.

Fernando Ruas referiu desconhecer quantas escolas é que o Ministério da Educação pretende encerrar no país, sabendo apenas que «a tendência é para fechar as escolas com menos de 20 alunos e, portanto, haverá muitas».

«Se já com menos de dez havia muitas, haverá muitas com menos de 20 alunos e eu considero que 19 alunos já é muita vida numa escola», afirmou, admitindo que esta questão «tem sempre ângulos de vista opostos» e que, «naturalmente, as crianças num centro que agregue sinergias hão-de ter outro tipo de condições».

No entanto, há aspectos negativos, como «o problema das diárias deslocações» e «o problema de ajudar a desenraizar uma aldeia».

«Não são casos isolados os pais que acompanham no domicílio o sítio onde os filhos vão estudar. Tem essa parte negativa de acelerar a desertificação», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados