Hospitais públicos obrigados a pagar operação no privado - TVI

Hospitais públicos obrigados a pagar operação no privado

Saúde (arquivo)

Hospitais públicos não operaram doente que foi obrigada a recorrer ao privado

Relacionados
Dois hospitais públicos vão ser obrigados a pagar a cirurgia que uma utente fez num hospital privado, uma decisão da entidade reguladora da saúde.

A doente precisava com urgência de uma operação aos olhos, mas por ser véspera de fim-de-ano, nem os hospitais da Universidade de Coimbra, nem o Hospital de São José realizaram a cirurgia.

A paciente dirigia-se de Faro para o Porto, quando sentiu uma dor no olho esquerdo. Nos hospitais da Universidade de Coimbra foi-lhe diagnosticado um descolamento da retina.

A operação era necessária, mas por ser véspera de fim-de-ano e os especialistas estarem de férias, a doente foi informada que o seu problema só podia ser resolvido em Lisboa ou no Porto.

No Hospital de São José não havia oftalmologistas e no Hospital dos Capuchos ficou a saber que, se queria ser operada naquele dia, teria de recorrer ao privado.

Foi operada na Cuf e a entidade reguladora da saúde afirmou que os hospitais devem «proceder imediatamente ao pagamento de metade dos referidos custos», pois violaram «de forma grosseira, o direito fundamental de acesso aos cuidados de saúde da utente».

Contactado pela TVI, os hospitais da Universidade de Coimbra anunciaram que vão cumprir a decisão da entidade reguladora, já o centro hospitalar de Lisboa central explicou que vai contestar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados