Tinha lesão no braço esquerdo e operaram o direito - TVI

Tinha lesão no braço esquerdo e operaram o direito

Saúde (arquivo)

Paciente do Hospital Particular de Lisboa foi vítima de um erro médico

Relacionados
Um paciente do Hospital Particular de Lisboa acordou da cirurgia com a pior sensação que se pode ter, após ser submetido a uma intervenção. Fernando Castro não precisou de muito tempo para se aperceber que tinha sido operado ao braço errado, noticia o Público.

Os médicos operaram-lhe o braço direito, ao invés do esquerdo, lesionado num combate a um incêndio no banco onde trabalha como vigilante. «O cirurgião ficou muito aflito e pediu muitas desculpas. O chefe de equipa portou-se pior. Perguntou-me porque é que não disse nada», afirmou o paciente, questionando como poderia ter falado se estava sob anestesia geral.

O tvi24.pt tentou contactar o Hospital Particular, que avançou que não tinha conhecimento do caso. A opção que foi dada a Fernando Castro foi submeter-se a nova cirurgia, desta vez ao braço certo.

«O cirurgião disse-me que já que estamos aqui aproveitamos e vamos já operá-lo ao outro braço, mas antes ainda me informou que aproveitara o engano para reparar uma lesão antiga no braço direito», contou o paciente ao Público.

Fernando Castro recusou-se a mais um procedimento que lhe iria incapacitar o outro braço e abandonou o hospital, levando o seu processo clínico onde não há qualquer referência a lesões no braço operado. De acordo com o paciente, o caso vai ser resolvido judicialmente.

A Ordem dos Médicos disse ao tvi24.pt que ainda não tinha «conhecimento formal» do caso. «Não temos ainda nenhuma queixa, mas possivelmente será apresentada», afirmou o assessor de imprensa. Em relação ao rumo que o caso pode tomar, explicou que «é um processo que segue para conselho disciplinar».

«Os membros do conselho vão averiguar. Este caso deve seguir para tribunal e precisa do apoio da Ordem, o processo segue numa entreajuda», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados