Hospital acusado de recusar medicação a doentes - TVI

Hospital acusado de recusar medicação a doentes

Saúde (arquivo)

Duas pacientes com artrite reumatóide não receberam os mediamentos no Hospital de Santarém

Relacionados
A presidente da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) acusou este domingo os serviços do Hospital de Santarém de recusarem a medicação necessária a duas doentes com artrite reumatóide.

A presidente da ANDAR, Arcizete Saraiva, disse à Lusa que esta é uma «discriminação intolerável num Estado onde todos os indivíduos tem direito aos melhores cuidados de saúde possíveis».

O ocorrido data de Fevereiro, altura em que as pacientes apresentaram uma reclamação.

«Nós pedimos sempre aos doentes a quem recusam medicamentos que peçam o livro de reclamações», afirmou a presidente, reconhecendo que ainda existem muitas pessoas que receiam tomar este tipo de posição. «Muitas vezes só quando ameaçam com queixas é que as coisas se resolvem», considerou.

A ANDAR está em «contacto directo» com a Direcção Geral de Saúde e com o gabinete do Secretário de Estado adjunto para a Saúde, a quem informa sobre todas as queixas de que tem conhecimento.

A Associação lembrou que a falta de medicação é «dramática» para os doentes que, sem o tratamento, «ficam inibidos de exercer um conjunto de funções físicas diárias».
Continue a ler esta notícia

Relacionados