Portugal em alerta: vento pode chegar aos 90 km/hora - TVI

Portugal em alerta: vento pode chegar aos 90 km/hora

Mau tempo no Reino Unido

Chuva forte também ameaça

Todos os distritos de Portugal Continental e a costa norte da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento e chuva forte, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

O aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro e que implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, vai vigorar até às 23:59 de hoje em 11 distritos.

Segundo o IM, para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo e Leiria está previsto vento forte com rajadas que poderão chegar aos 90 km/hora.

Nos distritos de Évora, Portalegre, Beja, Lisboa, Leiria, Coimbra, Faro, Setúbal e Santarém, o aviso amarelo (em vigor até às 05:59 de sábado) foi colocado pelo IM devido à previsão de períodos de chuva às vezes forte.

Faro está ainda sob aviso amarelo até às 05:59 de sábado perante a previsão na costa sul de ondas de sueste de dois a três metros, passando a ondas sudoeste com três a 4,5 metros.

Sob aviso amarelo está também a costa norte da Madeira e o Porto Santo devido à previsão de forte agitação marítima.

O IM prevê para hoje céu em geral muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes na região Sul a partir da tarde, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, pequena descida da temperatura máxima e vento fraco a moderado de sueste, tornando-se moderado a forte no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, com rajadas da ordem dos 70 km/hora e rodando gradualmente para sudoeste.

Nas terras altas, o vento forte vai soprar muito forte de sul com rajadas que podem chegar aos 100 km/hora.

Para a Madeira e Açores estão previstos aguaceiros fracos e vento fraco (sendo forte no arquipélago dos Açores).

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 19 graus Celsius, no Porto 18, Funchal 22 e Ponta Delgada 18.
Continue a ler esta notícia