Prémio Gulbenkian distingue escuteiros - TVI

Prémio Gulbenkian distingue escuteiros

Sociedade

O galardão vai ser repartido entre a International Yehudi Menuhin Foundation e a World Organization of the Scout Movement

O Prémio Internacional Calouste Gulbenkian 2011 foi atribuído à International Yehudi Menuhin Foundation e à World Organization of the Scout Movement (movimento escutista).

De acordo com a Fundação Gulbenkian, o júri decidiu distinguir estas duas instituições para reconhecer «o inestimável contributo para o diálogo e a aproximação entre as diferentes culturas e religiões».

As duas entidades distinguidas vão repartir o galardão no valor de 100 mil euros.

A International Yehudi Menuhin Foundation, com sede em Bruxelas, foi criada em 1991 por Yehudi Menuhin, considerado um dos maiores violinistas do século XX, e «tem assumido uma voz ativa na defesa do papel central da arte para a integração social, bem como para um desenvolvimento pessoal e social mais harmonioso», destaca a Gulbenkian.

A World Organization of the Scout Movement, com sede na Suíça, é uma organização independente sem fins lucrativos fundada no início do século XX para apoiar os membros das organizações do movimento escutista em todo o mundo.

O júri do Prémio Internacional Calouste Gulbenkian 2011 foi constituído por Jorge Sampaio, Fernando Henrique Cardoso, Hubert Vedrine, Vartan Gregorian e José Gomes Canotilho, informa a Lusa.
Continue a ler esta notícia