Sindicato pode pedir a demissão do INEM - TVI

Sindicato pode pedir a demissão do INEM

Reportagem: «um dia com o INEM»

O coordenador do SEP acusa o INEM de «incompetência e irresponsabilidade ao permitir o acentuar do conflito»

Relacionados
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) admitiu esta quinta-feira a hipótese de pedir a demissão do conselho directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), face à «incompetência e irresponsabilidade» na gestão dos enfermeiros, adianta a Lusa.

Num dia em que a greve nacional de enfermeiros do INEM está a registar 99 por cento de adesão, o coordenador do SEP disse que a situação actual «denota uma profunda incompetência e irresponsabilidade da parte do INEM, ao permitir o acentuar do conflito, ao não encontrar mecanismos de discussão do plano estratégico pré-hospitalar».

Enfermeiros do INEM estão em greve

Os enfermeiros reúnem-se na sexta-feira com a ministra da Saúde, Ana Jorge, e esperam perspectivas de solução e a discussão de um plano estratégico com a definição de dispositivos, meios, a sua organização, como se articulam e qual o papel dos enfermeiros.

O sindicalista também exige medidas que «estabilizem os enfermeiros no exercício da actividade pré-hospitalar». O coordenador do SEP sublinhou ainda que os enfermeiros «são parte da solução» e portanto só avançarão para novos protestos se o Ministério da Saúde e o INEM de «uma forma irresponsável empurrar para isso».

O INEM está a «afastar os enfermeiros dos serviços de emergência, substituindo-os por técnicos menos qualificados», reafirmou o responsável.

Para o SEP, afastar os enfermeiros poderá eventualmente proporcionar poupanças económicas, mas a «médio prazo vai ter consequências no salvar de vidas das pessoas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados