Vulcão: milhares de turistas cancelam alugueres de automóveis - TVI

Vulcão: milhares de turistas cancelam alugueres de automóveis

Passageiros à espera no aeroporto de Lisboa

Empresas queixam-se de «prejuízos elevadíssimos»

Relacionados
Portugal está a receber milhares de cancelamentos de alugueres de automóveis de turistas europeus, de acordo com a associação do sector, que refere «prejuízos elevadíssimos» devido ao cancelamento dos voos dos turistas.

«Recebemos nesta altura do ano muitas centenas de turistas britânicos e do norte da Europa. A supressão dos voos já causou o cancelamento de milhares de reservas aos nossos associados», afirmou à Lusa o presidente da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC).

«Ainda não temos as contas feitas, mas posso afirmar com segurança que os prejuízos vão ser avultados. Já não bastava a crise que o turismo estava a atravessar, agora com este problema dos voos a situação ficou ainda pior», sustentou Joaquim Robalo de Almeida.

O turismo representa cerca de 60 por cento do negócio das empresas de aluguer de automóveis e, dentro dessa percentagem, também cerca de 60 por cento é relativo a alugueres de turistas britânicos.

«Estamos agora na época média, deveriam começar a chegar agora os nossos turistas e sempre cada vez mais até chegarmos à época alta», em Agosto, revelou o responsável.

Joaquim Robalo de Almeida adiantou que muitas empresas do sector reforçaram as frotas, ou seja, o número de veículos, com base na expectativa de reservas, o que agora veio a ser alterado pelo cancelamento de voos na Europa.

Estas empresas estão a receber alguns pedidos de pessoas que, não conseguindo um voo de regresso para a Europa, opta por fazer o trajecto de carro.

Vulcão: há quem pague três mil euros para regressar a casa

«Mas são casos muito pontuais, porque um aluguer desses sai muito caro porque é necessário trazer o carro de volta a Portugal», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados