Sondagem TVI: portugueses não confiam totalmente nos padres - TVI

Sondagem TVI: portugueses não confiam totalmente nos padres

67% dos fiéis concorda com mulheres ordenadas padres

Relacionados
A maioria dos católicos portugueses não confia totalmente no comportamento ético dos padres. Este é uma das principais conclusões de uma sondagem TVI-Intercampus que conclui ainda que 67% dos fiéis concorda com mulheres ordenadas padres.

O santuário de Fátima põe a cidade no mapa dos peregrinos e na agenda de Bento XVI. As aparições de Nossa Senhora fizeram deste um lugar sagrado para a Igreja. Mas não para todos os católicos portugueses. A maioria dos fiéis 68% acredita nas aparições aos pastorinhos, enquanto 17% não acredita que tenham acontecido.

Quanto à confiança dos católicos no comportamento ético e espiritual dos padres portugueses fica longe de ser total.

Apenas 17% confia totalmente no comportamento dos sacerdotes. A maior parte 56% confia apenas parcialmente, mais de 22% não confia de todo. A confiança nos bispos é maior, mas ainda assim pouco convicta. 54% dos católicos confia parcialmente contra apenas 21% que têm confiança total nos bispos portugueses.

Questionados sobre se a igreja deveria permitir a ordenação das mulheres como padres Mais de 67% dos católico responde que sim, 23% pensa que não.

Quanto à adaptação da igreja católica aos tempos modernos. A maioria dos fiéis 64% acha que a igreja não está bem adaptada aos dias de hoje.

Analisando agora as respostas da população em geral, quando se fala no papel da igreja católica na sociedade portuguesa. 26% dos portugueses considera-o um papel muito importante, 50% importante, apenas 6% da população o classifica de nada importante.

Sobre os diferentes tipos de apoio prestados pela igreja 36% dos portugueses considera o apoio espiritual o mais relevante, segue-se o apoio social com 31% das respostas e o educativo com perto de 17%. 6% dos portugueses não reconhece nenhuma relevância nos apoios da igreja católica.

Ficha técnica

Sondagem INTERCAMPUS para a TVI, realizada entre os dias 27 e 30 de Abril de 2010, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre temas da actualidade.

Universo constituído pela população portuguesa, com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Com recolha através de entrevista telefónica, a amostra é constituída por 803 entrevistas: 51,6% dos entrevistados do sexo Feminino, 48,4% do sexo Masculino, 31,5% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 33,9% entre os 35 e os 54 anos e 34,6% dos indivíduos com mais de 55 anos. Por regiões 17,6% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 13,3% no Grande Porto, 19,4% no Interior, 18,3% no Centro Litoral, 21,3% na Grande Lisboa e 10,1% no Sul. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,46%. Nos resultados de temas sobre política, e quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «Projecção».
Continue a ler esta notícia

Relacionados