Moderna: processo chega ao fim - TVI

Moderna: processo chega ao fim

Universidade Moderna

A garantia é dada pelo ministro Mariano Gago, que aponta para o final deste mês o resultado da investigação

Relacionados
O processo de investigação aberto à Universidade Moderna deve estar concluído até ao final deste mês, estando a Inspecção-Geral do Ensino Superior a analisar dados enviados pela instituição, disse à Lusa o ministro Mariano Gago.

«A instituição teve até ao final do mês [de Maio] para entregar em definitivo documentos pedidos. A Inspecção vai pegar nos dados e vai elaborar um relatório, que pedi para me ser entregue a tempo de tomar decisões, até ao final do mês de Junho», declarou.

Sublinhando que há vários meses que a Inspecção aguardava dados da Universidade Moderna sobre o estado financeiro da instituição, Mariano Gago lembrou que o que está em causa nesta investigação é perceber se a instituição «tem ou não viabilidade».

Segundo a Dinensino (cooperativa que gere a Universidade Moderna), no dia 21 de Maio foram entregues à Inspecção-Geral do Ensino Superior vários elementos que tinham sido pedidos pela tutela, entre os quais o fecho de contas provisional de 2007 e o balancete do primeiro trimestre de 2008.

«No primeiro trimestre deste ano tivemos um balanço positivo de 85 mil euros em resultados operacionais, o que consideramos um indicador positivo, já que no período homólogo do ano passado havia um saldo negativo de 97.311 euros», disse na altura à Lusa fonte oficial da Dinensino.

O ministro Mariano Gago abriu em Agosto de 2007 um processo de averiguações ao funcionamento da Universidade Moderna de Lisboa e às autorizações de funcionamento de cursos nos pólos que a Dinensino detém em Beja e Setúbal depois de informações acerca da degradação da situação financeira desta cooperativa e perturbações no funcionamento institucional e escolar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados