Saúde: fecham quatro unidades em Vila Real - TVI

Saúde: fecham quatro unidades em Vila Real

  • Portugal Diário
  • 27 dez 2007, 10:24
(arquivo)

Em Vila Pouca de Aguiar está marcada uma «acção de indignação»

Relacionados
A partir da meia-noite encerra o serviço de urgência do Hospital de S. Luís I - Peso da Régua, o quarto a fechar este ano. Também hoje encerram o serviço nocturno dos SAP de Murça, Alijó e Vila Pouca de Aguiar, assim como o bloco de partos do Hospital de Chaves.

Os SAP que vão encerrar são os únicos do distrito de Vila Real que até agora ainda funcionavam 24 horas por dia.

A decisão do Ministério da Saúde é contestada pelas quatro autarquias, com a de Alijó e a de Vila Pouca de Aguiar a sublinharem que, à noite, os habitantes destes concelhos vão ficar a mais de uma hora de um serviço de saúde.

Em Vila Pouca de Aguiar já está marcada uma concentração para hoje, às 19h00, em frente ao centro de saúde. O apelo para esta acção de «repúdio e de indignação» contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) - entre as 00:00 e as 08:00 - partiu da comissão de acompanhamento criada em Janeiro para lutar contra o fecho deste serviço.

As três unidades de cuidados primários do distrito de Vila Real vão passar a funcionar até às 24h00 nos dias úteis e aos fins-de-semanas e feriados até às 20h00.

Para compensar o encerramento da urgência hospitalar de Peso da Régua, o centro de saúde local passará a funcionar com o horário alargado dos outros. Actualmente estava fechado à noite e aos fins-de-semanas e feriados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados