Lisboa com mais radares. Saiba onde - TVI

Lisboa com mais radares. Saiba onde

  • Portugal Diário
  • 15 jan 2007, 15:50
Radares (André Kosters/Lusa)

Na 2º Circular a velocidade diminuiu depois de terem sido colocados nove radares. O mesmo aconteceu na VCI do Porto, onde se registou também uma «redução brutal» no número de acidentes graves. Lisboa vai instalar mais 12. Concorda?

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Reduzir a velocidade dentro das cidades e diminuir a sinistralidade. Estes são os principais objectivos dos autarcas de Lisboa e Porto.

Em Lisboa estão em funcionamento, desde Dezembro, nove radares e, a partir de quarta-feira, serão instalados mais 12. Para já, segundo a vereadora da moblidade da autarquia lisboeta, o efeito imediato da colocação destes sistemas foi a redução da velocidade na Segunda Circular.

No Porto, os radares colocados na VCI também diminuíram a velocidade naquela via. E mesmo os que são apanhados em excesso registam velocidades que rondam os 91 e os 110 km/hora.

Lino Ferreira, vereador da Mobilidade da câmara do Porto explicou à Lusa que, desde que foi instalado o sistema de radar, houve uma «redução butal» no número de acidentes graves.

A vereadora da Mobilidade de Lisboa, Marina Ferreira, lembra que em Lisboa o objectivo é «prevenir e diminuir a sinistralidade, agindo sobre o excesso de velocidade» e que a medida já está a dar efeitos. «Os automobilistas passaram a andar bastante mais devagar na Segunda Circular", apesar de os radares estarem colocados em apenas alguns troços da via, justificou a autarca.

A vereadora adiantou ainda que os 21 radares em funcionamento vão potenciar o efeito de rede e fazer com que as pessoas passem a andar mais devagar. Os 21 radares irão funcionar na Segunda Circular (três) nas avenidas das Descobertas, da Índia, Cidade do Porto, Brasília, de Ceuta (dois), Infante D. Henrique (dois), Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Gago Coutinho e nos túneis do Campo Grande (dois), do Marquês de Pombal e da Avenida João XXI (dois) e na Radial de Benfica (dois).

Os critérios que estiveram na base da escolha destas 14 vias foram o elevado índice de sinistralidade, a inexistência de semáforos e serem saídas de túneis, explicou a autarca.

Durante o primeiro trimestre deste ano os radares terão apenas um carácter preventivo e pedagógico, informando os automobilistas da velocidade que é permitida para cada zona. A partir de Março e Abril começam as autuações por excesso de velocidade.
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