Alunos portugueses são dos que têm mais aulas - TVI

Alunos portugueses são dos que têm mais aulas

  • tvi24
  • Maria Viegas
  • 30 abr 2012, 13:43

Mas os resultados não são os melhores

Os alunos portugueses são dos que têm mais carga letiva entre os países da União Europeia. Passam mais tempo nas salas de aula, mas não têm os melhores resultados escolares. Conclusões do relatório «Tempo letivo recomendado no ensino obrigatório europeu».

É no primeiro ciclo que os alunos portugueses passam mais tempo nas salas de aula, se comparamos com outros países da União Europeia.

No primeiro ano, as crianças em Portugal passam anualmente 936 horas nas aulas. Em Espanha 875, na Inglaterra 798 e na Finlândia apenas 569 horas.

Curiosamente, estes números não significam que em Portugal os resultados escolares sejam melhores.

O relatório indica ainda que somos dos países que mais horas dedica a disciplinas não nucleares.



Contactado pela TVI, o ministério da Educação aponta esta dispersão curricular como um dos problemas. A tutela realça que «um dos objetivos da revisão curricular é o reforço de disciplinas essenciais como Língua Portuguesa, Matemática e História». O comunicado reforça: «Portugal é campeão da dispersão curricular».

Já os professores evidenciam a extensão dos programas, com muita matéria para lecionar num ano letivo e alertam para diminuir a carga horária é preciso rever os conteúdos.
Continue a ler esta notícia