Legionella: equipamentos desportivos encerrados - TVI

Legionella: equipamentos desportivos encerrados

Presidente da Câmara anunciou ainda que «igual recomendação» foi feita «às escolas e clubes desportivos das mesmas localidades»

Relacionados
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira anunciou, este domingo, que os espaços gimnodesportivos na Póvoa de Santa Iria,  Forte da Casa e Vialonga e as piscinas de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa vão ser encerrados. 

Em conferência de imprensa, Alberto Mesquita anunciou ainda que os sistemas de rega vão ser desligados como medida de precaução.

«Igual recomendação remeteremos às escolas e clubes desportivos das mesmas localidades, com equipamentos de igual natureza, sendo que no restante território do concelho tudo funcionará sem alterações», afirmou.

Em conferência de imprensa, Alberto Mesquita anunciou também que foram desligados os sistemas de rega e as fontes ornamentais das freguesias da Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Vialonga.

«Apesar das análises regulares que fazemos nas nossas piscinas e pavilhões entendemos que de facto até informação em contrário será a de tomar esta posição. Mais vale durante algum tempo encerrar estes equipamentos», afirmou o autarca.

Alberto Mesquita esclareceu que apenas serão encerrados os equipamentos desportivos das três freguesias mais afetadas pelo surto, sendo que os restantes equipamentos «funcionarão sem alterações».

Questionado  sobre o eventual encerramento de escolas no concelho de Vila Franca de Xira, o ministério da Educação disse que «internacionalmente não há recomendações para intervir em escolas».

«Os casos até agora reportados neste surto são todos em adultos com idade superior a 30 anos e noutros surtos só muito raramente e em condições clínicas muito especiais afetam crianças», refere o ministério.

O ministério adiantou que está em diálogo com o ministério da Saúde, mas só para disponibilizar «serviços estatísticos e de apoio científico na análise do surto, além de estar a acompanhar a evolução dos casos».

O autarca referiu, igualmente, que não existem «suspeitas» do que poderá estar a originar o surto de legionella, bactéria causadora de pneumonia, e que a autarquia manterá uma linha de emergência disponível 24 horas por dia.

O surto de legionella já causou quatro mortos, existindo 160 casos de infeção confirmados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados