UE cria linha de apoio a vítimas de violência - TVI

UE cria linha de apoio a vítimas de violência

Violência [arquivo]

Comissão Europeia arranca também a partir de 15 de Abril com linha de ajuda médica não urgente

Relacionados
A Comissão Europeia vai criar, a partir de 15 de Abril, uma linha de apoio a vítimas de violência e outra de ajuda médica não urgente, foi esta segunda-feira anunciado em Bruxelas

Segundo a proposta da Comissão Europeia, o número 116 006 fica reservado para as vítimas de actos de violência e servirá para as informar dos seus direitos, dar apoio psicológico e encaminhá-las para as organizações competentes.

O serviço de ajuda médica não urgente (116 117) porá quem telefona em contacto com um operador qualificado, podendo ser um médico, que possa prestar assistência no momento.

Os países da União Europeia (UE) deverão garantir que estes números possam ser atribuídos pelos reguladores nacionais das telecomunicações a partir de 15 de Abril de 2010.

Na UE existem já três números 116, mas nem todos os estados-membros os têm a funcionar: 116 000, para crianças desaparecidas, 116 111, uma linha de apoio à criança e o 116 123, de apoio psicológico.

Em Portugal, por exemplo, a linha 116 123 ainda não está a operar, mas Bruxelas indica que o trabalho preparatório está feito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados