Encapuzados lançam o pânico - TVI

Encapuzados lançam o pânico

  • Portugal Diário
  • 19 mar 2006, 18:00
Arquivo

Crimes em locais públicos aumentam. Clientes chegam a ser sequestrados

A semana passada terminou com um assalto a uma loja. Esta acabou com um sequestro num restaurante. Um gang armado roubou 60 mil euros e lançou o pânico numa loja de Carnaxide. Outro sequestrou 150 clientes de um restaurante, no concelho de Almada, durante alguns minutos.

O modus operandi é semelhante: três jovens encapuzados, empunhando armas de fogo, entram no estabelecimento comercial, o Staples Office Center, perto da hora de fecho e coagem clientes e funcionários.

O trio levou menos de dez minutos para fugir no Alfa Romeo que deixara à porta do Staples. Foram montadas várias barreiras policiais nas estradas em redor de Carnaxide, mas as tentativas de localização e captura do gang foram infrutíferas.

O gang levou consigo mais de 60 mil euros em dinheiro, depois de, sob a ameaça das armas, uma das funcionárias ter acabado por conduzir os gatunos ao cofre recheado com os lucros do dia.

Anteontem, o assalto no restaurante da Charneca da Caparica, em Almada, não rendeu tanto dinheiro, mas clientes e trabalhadores do estabelecimento passaram por minutos de grande aflição. Os três jovens entraram na sala, deram um tiro de aviso, e obrigaram o funcionário do balcão a entregar o dinheiro. Pelas mesas, outro assaltante ía recolhendo os haveres pessoais dos clientes. Tudo aconteceu em apenas dois minutos. À saída, um Fiat Uno branco esperava o gang que até agora não foi detido.

O Correio da Manhã, noticiou que, no final do ano passado, dois homens tentaram assaltar um restaurante em Coruche, mas defrontaram-se com um dono destemido que os feriu a tiro. Também em Dezembro de 2005, quatro assaltantes encapuzados e armados com caçadeiras de canos serrados invadiram o restaurante Sol da Colina, no Lumiar, em Lisboa. Ao final da noite, os criminosos mandaram deitar no chão os 11 clientes que ali terminavam o jantar. Fugiram com um bolo estimado em 6200 euros, entre dinheiro tirado da caixa registadora e objectos roubados aos clientes.

À mercê deste tipo de assalto estão também as gasolineiras. Sábado passado, um posto foi roubado por homens encapuzados, em Alfeizerão, no concelho de Alcobaça. Como nos outros casos, os larápios ameaçaram os lojistas com armas de fogo e conseguiram fugir antes de serem apanhados pela polícia.

Também na passada semana, mais dois indivíduos encapuzados assaltaram, sob a ameaça de uma pistola, um posto de abastecimento de combustíveis em Lavra, Matosinhos. Os indivíduos levaram o dinheiro que se encontrava na caixa registadora, cuja quantia é desconhecida, bem como dois telemóveis e vários maços de tabaco. Após o assalto, os indivíduos puseram-se em fuga.
Continue a ler esta notícia