Aeroportos: normalidade deve regressar a partir das 07:00 - TVI

Aeroportos: normalidade deve regressar a partir das 07:00

Vulcão: milhares de passageiros em terra

Nuvem de cinzas devem começar a dispersar-se

Relacionados
A NAV - Navegação Aérea de Portugal prevê o levantamento da interdição de voo no aeroporto do Porto e o regresso à normalidade às 7:00 de segunda-feira, com a dispersão da nuvem de cinzas causada pelo vulcão islandês.

Em comunicado, a empresa que faz os serviços de tráfego aéreo no território continental português e numa vasta área sobre o Atlântico Norte especifica que, até à 1:00 de segunda-feira se mantém a «situação actual, isto é, a manutenção da afectação da Região de Informação de Lisboa nas zonas oeste e centro, abrangendo uma faixa do território nacional que se estende do litoral centro para nordeste, entre a superfície e os 20 000 pés».

Esta situação, acrescentou a empresa, «implica a manutenção da zona de interdição de voo que abrange o Aeroporto Sá Carneiro e está a provocar constrangimentos à operação em Lisboa».

A partir dessa hora e até às 07:00 de segunda-feira (10 de Maio), «prevê-se a dispersão da nuvem de cinzas, o que irá melhorar a situação sobre o território continental e o levantamento da zona de interdição de voo que está a afectar o aeroporto Sá Carneiro».

Do mesmo modo, referiu a NAV, poderá haver uma «retoma da normalidade operacional a partir da 07:00, quer neste aeroporto quer em Lisboa». Quanto aos Açores, as condições causadas pela nuvem de cinzas deverão continuar a afectar as operações de voo.

«A nuvem de cinzas mantém o movimento de alastramento gradual para Sul, pelo que se mantém a contaminação de uma parte significativa da Região de Informação de Voo de Santa Maria», referiu a NAV na mesma nota.

A contaminação do espaço aéreo está apenas a permitir o uso para sobrevoos de uma «pequena faixa com largura de 100 milhas na parte sudeste da Região de Informação de Voo de Santa Maria», pelo que continuará a afectar «todo o tráfego transatlântico».
Continue a ler esta notícia

Relacionados