Microsoft já investiu 251 milhões nos últimos anos em Portugal - TVI

Microsoft já investiu 251 milhões nos últimos anos em Portugal

  • Rui Pedro Vieira
  • 3 out 2008, 15:05
Steve Balmer, presidente da Microsoft, em Portugal

Além de ajudar na internacionalização de Magalhães, grupo vai cooperar com vários ministérios

Relacionados
A Microsoft já investiu 251 milhões de euros (346 milhões de dólares) nos últimos anos em Portugal.

De acordo com dados da empresa fundada por Bill Gates, cujo presidente executivo Steve Ballmer assinou esta sexta-feira dois memorandos de entendimento com o Governo português, o investimento já anunciado inclui a abertura de dois centros de investigação e desenvolvimento, a aquisição de uma empresa em Portugal (a Mobicomp), os diversos investimentos resultantes da implementação do primeiro acordo de cooperação assinado entre as partes, em 2006, e os projectos de cidadania e responsabilidade social.

Steve Balmer, que foi recebido em São Bento pelo primeiro-ministro José Sócrates, elogiou a capacidade do País em dedicar-se à inovação e descreveu a empresa adquirida Mobicomp como detentora de «uma grande colecção de talentos» e de um «portfólio» de relevo.

«Proporcionar aos estudantes o acesso a oportunidades tecnológicas e educacionais que lhes possibilitem prosperar na economia do conhecimento é crítico para o sucesso futuro de todas as comunidades», disse o responsável no encontro desta sexta-feira que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa.

Já o primeiro-ministro realçou que «o sucesso económico do País está muito ligado à forma de desenvolver às tecnologias de informação e comunicação». «O Magalhães não caiu do céu e provavelmente não teria havido sem Plano Tecnológico, sem e-escolas», exemplificou José Sócrates.

Durante o encontro privado entre o porta-voz do Governo e o CEO da Microsoft, Sócrates aproveitou para sublinhar o papel da multinacional como parceiro estratégico, enquanto Steve Ballmer aproveitou para renovar o compromisso com o Governo Português para continuar o trabalho conjunto que tem vindo a ser feito entre as duas entidades na eliminação das barreiras «digitais».

Microsoft elogia «Magalhães»: «Um exemplo para o mundo»

Microsoft disponibiliza software para «Magalhães»



Ajuda na autenticação do novo Cartão do Cidadão

A Microsoft vai ajudar nos processos de autenticação e propõe-se a apoiar a disseminação do Cartão do Cidadão português. Esta é um dos muitos projectos que constam no memorando de entendimento assinado esta sexta-feira entre o Governo e a empresa fundada por Bill Gates, que contempla várias iniciativas com diferentes ministérios.

A Microsoft vai disponibilizar e partilhar também informação sobre a Plataforma de Apoio ao Cidadão e estender a utilização gratuita do Microsoft Virtual Earth para a utilização da Administração Local.

Além do reforço na internacionalização do computador Magalhães, a Microsoft, ao nível do Ministério das Finanças, propõe-se apoiar a Iniciativa de Serviços Partilhados Governamental, de forma a introduzir elementos que permitam um interface familiar que vai reduzir custos de formação e adopção.

A Microsoft vai apoiar as novas empresas («start-ups») de base tecnológica com acesso gratuito a ferramentas e tecnologias suas, para que se aumente a rapidez na operacionalização dos negócios.
Continue a ler esta notícia

Relacionados