Sudoeste: o sol, os amigos e, claro, a música - TVI

Sudoeste: o sol, os amigos e, claro, a música

Arranca esta quarta-feira o festival que, além de servir de destino de férias adolescentes, terá um cartaz com The Roots, Eddie Vedder e Ben Harper

Relacionados
Se está a ler estas linhas no conforto de casa ou a partir do trabalho, então não será certamente um dos mais de dez mil festivaleiros que já montaram acampamento para mais uma edição do festival Sudoeste TMN.

É verdade que ainda não há música no recinto montado na Herdade da Casa Branca, próximo da Zambujeira do Mar, mas não é menos verdade que, cada vez mais, este é um festival que atrai jovens (mas não só) à procura de uma semana de férias no litoral alentejano, deixando o cartaz musical para segundo plano.

Ainda assim, há boas razões para ir ao Sudoeste à procura de boa música. Como já vem sendo hábito nos últimos anos, a noite desta quarta-feira estará exclusivamente a cargo dos DJs na chamada festa de «receção ao campista». O francês Martin Solveig, o holandês Afrojack e o português Pete Tha Zouk serão os animadores de serviço.

Na quinta-feira, já com os três palcos em ação, Ben Harper deverá ser a estrela maior de uma noite em que se poderá ver e ouvir ao vivo o dueto entre o músico californiano e a brasileira Vanessa da Mata em «Boa Sorte/Good Luck».

O hip hop de Marcelo D2, a folk do britânico Ben Howard e o rap/reggae de Matisyahu serão suficientes para animar o resto da primeira noite de concertos no palco principal.

Num autêntico festival dentro do festival, com público fiel que quase não arreda pé entre concertos, o sempre muito concorrido palco dedicado ao reggae celebrará os 50 anos da independência da Jamaica. Motivo mais do que suficiente para juntar algumas lendas vivas deste género musical, como Max Romeo, Lee 'Scratch' Perry e os The Congos.

No dia seguinte, sexta-feira, Eddie Vedder mostrará no Sudoeste a sua faceta menos «rockeira». Desta vez, o norte-americano não traz consigo os Pearl Jam, mas sim um ukelele, parente próximo do cavaquinho português e a base para o mais recente disco a solo de Vedder.

Valerá também a pena espreitar a atuação do irlandês Glen Hansard, em registo singer-songwriter (afinal não é todos os dias que temos um vencedor de um Óscar num festival), e acompanhar a «promoção» ao palco principal do português Richie Campbell, ele que nos últimos três anos foi presença assídua no palco de reggae.

A quarta noite de Sudoeste 2012 irá passar inevitavelmente pela estreia em Portugal dos The Roots, banda que cruza como poucos o hip hop, a soul, o funk e o jazz. A playlist de sábado passará também pelos Orelha Negra e pelos Thievery Corporation no espaço Groovebox, enquanto que o Palco TMN receberá o rock da dupla The Ting Tings e dos sempre bem recebidos Xutos & Pontapés.

O último dia do festival terá música para (quase) todos os gostos - desde o indie rock dos Best Coast à pop dançante de Jessie J, passando pela energia dos The Vaccines e dos Two Door Cinema Club. A fechar as contas no palco principal estará aquele que é já conhecido como o DJ residente do Sudoeste, David Guetta. O francês volta a passar pela Herdade da Casa Branca e o momento será certamente de pura celebração.

Será assim a 16ª edição do Sudoeste, um festival que, voltamos a insistir, não seria o mesmo sem o ambiente de férias de verão com as tendas de campismo, as idas à praia, os mergulhos no canal ou a tão famosa camada de poeira que muitos festivaleiros irão orgulhosamente exibir nos seus carros na viagem de volta a casa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados