BCE está «preparado para descer» mais os juros - TVI

BCE está «preparado para descer» mais os juros

BCE

Próxima reunião do BCE agendada para 2 de Abril

Relacionados
O membro do Banco Central Europeu (BCE) Axel Weber disse este domingo que a instituição está preparada para descer mais as taxas de juro para combater a pior recessão europeia desde a Segunda Guerra Mundial.

«As taxas estão nos 1,5 por cento na Zona Euro e com tendência para descer», afirmou Weber numa conferência em Bruxelas, citado pela agência Bloomberg.

«Temos margem de manobra», garantiu o mesmo membro do BCE, assegurando que o banco «está a usar essa margem de manobra».

Recorde-se que no início de Março, o BCE desceu a taxa de referência em 0,5 pontos percentuais, para 1,5%, com o preço do dinheiro a encontrar-se agora em mínimos desde a criação do banco.

Desde Outubro, essa taxa já baixou em 2,75 pontos percentuais.

Com a aproximação das taxas de zero, discute-se qual a margem de manobra que o BCE tem ainda disponível para ajudar o sistema financeiro e estimular a economia.

Noutras economias, como a norte-americana e a britânica, os bancos centrais já anunciaram a compra de obrigações do Tesouro para injectarem mais dinheiro na economia, uma vez que as suas taxas estão praticamente em zero.

O BCE ainda não avançou para essa solução, mas a sua taxa de referência encontra-se mais elevada do que a dos EUA e do Reino Unido.

A próxima reunião do BCE está agendada para 2 de Abril.
Continue a ler esta notícia

Relacionados