Televisão digital: EUA prepara instalação definitiva em 2009 - TVI

Televisão digital: EUA prepara instalação definitiva em 2009

Televisão

As antenas de televisão actuais nos Estados Unidos vão tornar-se inúteis à meia-noite de 17 de Fevereiro de 2009. Os novos conversores de sinal digital foram apresentados esta semana e serão essenciais para a transmissão televisiva a partir daquela data.

Relacionados
De acordo com o «The New York Times», o governo norte-americano está a fazer de tudo para que a transição definitiva para a Televisão Digital Terrestre (TDT) se realize sem percalços, propondo desde já um apoio de cerca de 70 euros (80 dólares) na compra das novas antenas por famílias mais carenciadas.

A mudança, aprovada pelo Congresso Federal dos Estados Unidos em meados da década de 90, é justificada pela «melhor qualidade proporcionada ao espectador e por facilitar a transmissão em alta definição», adianta o «The New York Times».

Actualmente, as famílias que ainda usam antenas no telhado ou sobre as suas televisões ocupam cerca de 20 milhões de residências. Já quem recebe o sinal através de satélite ou televisão por cabo não deverá sentir mudanças com esta alterção.

A partir de Janeiro do próximo ano, as marcas LG e Thomson mostraram dois protótipos dos conversores digitais que vão ser comercializados entre 40 e 60 euros.

TDT na Europa só a partir de 2012

A Comissão Europeia (CE) está mais atrasada na TDT: só em 2012 está previsto terminarem as emissões em sinal analógico.

No caso português, o Governo já tem na sua posse os elementos necessários para o lançamento da consulta pública sobre a introdução da TDT, nomeadamente os pareceres da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Autoridade da Concorrência e Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Continue a ler esta notícia

Relacionados