NASA apresenta dispositivo para ajudar a compreender as origens do universo - TVI

NASA apresenta dispositivo para ajudar a compreender as origens do universo

Estação Espacial Internacional

Espectrómetro será transportado por um avião C-5 da Força Aérea até ao Centro Espacial Kennedy

Relacionados
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) apresenta na quinta-feira o espectrómetro magnético Alpha (AMS-02), que será instalado na Estação Espacial Internacional em 2011 com o objectivo de ajudar a compreender as origens do universo, escreve a Lusa.

O dispositivo será transportado por um avião C-5 da Força Aérea até ao Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Florida, EUA), onde permanecerá até ao lançamento, que terá lugar no próximo ano, informou a NASA.

O detector de partículas físicas foi construído, testado e operado por uma equipa internacional de 16 países e na qual participam 500 cientistas de 60 instituições.

Com 6,7 toneladas e um consumo eléctrico de entre 2000 e 2500 quilowatts, o aparelho tem como principal componente um íman supercondutor que, na sua posição privilegiada (instalado no módulo S3 Truss da Estação Espacial Internacional), terá por função procurar antimatéria e matéria escura, bem como medir os raios cósmicos.

Uma primeira versão do espectrómetro, o AMS-01, foi enviado ao espaço no transbordador Discovery em 1998, para efectuar explorações similares, tendo-se provado a funcionalidade deste tipo de detectores.

Na cerimónia de apresentação pública do espectrómetro estarão presentes o Prémio Nobel de Física, Samuel Ting, investigador do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e um dos criadores do aparelho, o responsável da NASA para este programa, Mark Sistilli, e peritos do Departamento de Energia e da Agência Espacial Europeia, cujas instalações foram utilizadas durante fases de teste.
Continue a ler esta notícia

Relacionados