Antibióticos podem contribuir para aumento de peso - TVI

Antibióticos podem contribuir para aumento de peso

Medicamentos (Reuters)

Novo estudo afirma que este tipo de medicamentos, quando tomado durante a infância, pode contribuir para o aumento de peso ao longo da vida

Os antibióticos podem ter mais efeitos negativos do que se pensava até agora. Um novo estudo afirma que este tipo de medicamentos, quando tomado durante a infância, pode contribuir para o aumento de peso durante o resto da vida.

Até agora já se sabia que os antibióticos tornavam as bactérias mais resistentes aos tratamentos e várias investigações já ligaram os medicamentos ao desenvolvimento de vários problemas de saúde. Contudo, nunca tinha sido provado que os antibióticos tinham impacto no nosso aspeto físico.

A Escola de Saúde Pública Johns Hopkins descobriu um elo entre a utilização de antibióticos e o índice de massa corporal, em particular nas crianças. De acordo com a  Time, quanto maior o período de exposição das crianças a este tipo de medicamentos, maior é a probabilidade de estas virem a ganhar peso durante as suas vidas.

O estudo monitorizou 142.824 crianças, entre os três e os 18 anos, para tentar perceber se ganhavam peso e, caso se verificasse, se este era temporário, reversível ou duradouro.

Os cientistas concluíram que a maior parte das crianças tomava uma a duas doses por ano de antibióticos, ganhando alguns quilos, que eram rapidamente perdidos.

No entanto, os efeitos cumulativos foram muito mais surpreendentes: os investigadores detetaram que, comparadas com aqueles que nunca tomaram antibióticos, as crianças que já tinham sido medicadas com medicamentos deste tipo tendiam a ganhar peso ao longo dos anos. Este aumento no índice de massa corporal era também mais difícil de reverter.

Em média, quem tomava antibióticos ganhava entre 0.7 a 1.5 quilos, durante a infância.
 

“Quanto mais antibióticos se toma, mais forte é o efeito. E parece agravar-se à medida que as crianças se tornam mais velhas”, explicou Brian Schwartz, o principal responsável pelo estudo.


O cientista disse ainda que este efeito no peso pode estar relacionado com a interação entre os medicamentos e as bactérias intestinais. “Uma simples dosagem de antibiótico pode eliminar uma colónia inteira de bactérias intestinais” benignas, que ajudam a controlar o peso.
 

“Se a toma de antibióticos não for frequente, as bactérias conseguem recuperar. Mas, se for excessiva, os impactos podem ser duradouros, a ecologia das bactérias intestinais muda e não volta ao que era antes”.

Continue a ler esta notícia