É possível saber se uma criança corre o risco de ser um criminoso - TVI

É possível saber se uma criança corre o risco de ser um criminoso

Crianças (Lusa/EPA)

Estudo surgere que capacidades sociais e emocionais demonstradas no jardim de infância podem determinar propensão para criminalidade ou sucesso em adulto

Relacionados
As suas competências sociais em criança podem ter determinado as suas escolhas futuras e o seu sucesso na vida. Segundo um estudo que vai ser publicado na revista American Journal of public Health, as capacidades emocionais demonstradas nas crianças, desde o jardim infantil, podem indicar que nível de educação vão alcançar no futuro, assim como as perspetivas de emprego.

Para a investigação, os cientistas pediram a alguns professores que classificassem 700 alunos em oito categorias, pontuando até cinco as capacidades sociais demonstradas. Foram testadas características como o altruísmo, facilidade em partilhar e capacidade de resolução de problemas de forma autónoma.

Anos mais tarde, os investigadores pegaram nos mesmos alunos, agora no final da adolescência e avaliaram-nos em cinco categorias: educação e emprego, auxílio público, atividade criminal, uso de drogas e estado mental.

Os cientistas descobriram uma ligação entre os indivíduos que tinham tido resultados mais altos nas competências sociais enquanto crianças, tinham mais probabilidade de serem bem-sucedidos nas cinco áreas, em adultos.

Os participantes com resultados mais baixos em criança apresentaram maior propensão para a criminalidade, problemas mentais e menor sucesso escolar, com 67% mais hipóteses de serem presos e 82% mais predispostos a viver numa instituição, até aos 25 anos.

Vários estudos já tinham encontrado provas que a aprendizagem de competências sociais e emocionais podem ser melhoradas durante a infância e a adolescência, o que reduz o determinismo desta pesquisa.

“Este estudo por si só não prova que maior competência social leve a melhores resultados, mas, quando combinado com outras pesquisas, é claro que ajudar a desenvolver estas capacidades aumenta as probabilidades de sucesso na escola, no trabalho e na vida”, disse Damon Jones, professor na Universidade estatal de Penn e autor da investigação.

“As boas notícias são que as competências sociais e emocionais podem ser melhoradas. O estudo mostra que podemos medir estas competências em criança de forma barate e eficiente”.

Continue a ler esta notícia

Relacionados