As fotografias que enganaram o mundo - TVI

As fotografias que enganaram o mundo

Algumas imagens que se tornaram virais na internet mas que de verdade têm pouco

Relacionados
Seja com intenção maldosa ou simplesmente por brincadeira, são muitos os que, com recurso ao software de edição de imagem, adulteram fotografias que acabam por tornar-se virais na internet e enganar até o mais atento dos internautas.

Esta seleção de fotografias mostra alguns dos mais famosos casos de adulteração de imagens, que durante muito tempo enganaram a maioria dos utilizadores da internet. Todas elas têm um único fator que as torna tão apetecíveis de serem partilhadas: são incríveis.

O tubarão que quase engole o soldado britânico preso a um helicóptero já não é propriamente recente, e ainda que a maior parte da «fotografia» seja verdadeira, a parte chocante, o tubarão, não o é. O mesmo serve para outra imagem com dois tubarões que nadam junto a umas escadas rolantes num centro comercial.

Ainda na categoria dos animais, o cão «Hércules», supostamente um canídeo gigante, praticamente do tamanho de um cavalo adulto, também deixou muita gente impressionada, mas não passa de uma ilusão. O mesmo serve para a «melhor fotografia de sempre» do monstro do Loch Ness, que o próprio autor admitiu ter forjado.

Mesmo assim, os animais «incríveis» não são a maior fatia destas imagens adulteradas. Os desastres, sejam eles humanos ou naturais, já impressionam quando são contados pela palavra, mas uma imagem «vende» sempre mais. A ânsia por uma imagem de um acontecimento como um tsunami ou um acidente aéreo dão origem a fotografias como: a «clássica» do turista no World Trade Center, o furacão Sandy «sobre» a Estátua da Liberdade, as crianças a utilizar computadores durante as cheias das Filipinas do ano passado ou a imagem «inédita» do Airbus que se despenhou no Atlântico, que mais não é que uma das cenas da série «Lost».

No final ainda há lugar para mais duas variações: a intenção de prejudicar alguém, como a imagem de George Bush a ler um livro virado do avesso, e a imaginação sem limites, de que são exemplo a imagem do planeta Terra visto de Marte ou a suposta melancia azul que se vendia «apenas» no Japão.

Veja o vídeo abaixo para conhecer mais destas «preciosidades» da internet.

Continue a ler esta notícia

Relacionados