Executivos do Google julgados em Itália por vídeo publicado - TVI

Executivos do Google julgados em Itália por vídeo publicado

As notícias das agências directamente nas páginas do Google

Quatro pessoas são acusadas de difamação e violação de privacidade

Relacionados
Quatro executivos do Google começam a ser julgados esta terça-feira em Itália sob a acusação de difamação e violação de privacidade após a publicação de um vídeo no site italiano do gigante da Internet.

O caso noticiado no blog de tecnologia do «The New York Times» (como pode ler aqui) começou em 2006 com um vídeo publicado no Google Video.

O filme de três minutos feito com um telefone móvel mostrava um caso de bullying com quatro jovens em Turim a maltratarem outro rapaz com sindroma de Down. Um grupo de advogados italianos queixou-se que o vídeo era ofensivo e o Google rapidamente o retirou, mas a acusação refere que o vídeo nunca devia ter sido publicado.

Combater o «bullying» em frente ao computador

O post do «The New York Times» revela que os executivos acusados são ou foram ocupantes de cargos de topo da empresa e não estão directamente ligados à publicação do vídeo em Itália. São eles, de acordo com um porta-voz do Google, David Drummond, vice-presidente e director do departamento legal, George Reyes, antigo director financeiro, e Peter Fleischer, conselheiro de privacidade da empresa; sendo que o quarto executivo apenas foi identificado como tendo trabalhado no Google Video em Londres.

Num comunicado também citado, o Google refere que a acusação aponta na direcção errada: «Os nosso corações estão com a vítima e a sua família. Estamos satisfeitos que pela nossa colaboração os agressores tenham sido identificados e punidos. Consideramos que trazer este caso a tribunal é totalmente errado.» Reforçando que «manter plataformas neutras para conteúdos nelas publicados é um ataque directo à Internet livre», o Google garante que vai «continuar a defender de forma empenhada» os seus empregados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados