No Uganda recebem dicas do Google por SMS - TVI

No Uganda recebem dicas do Google por SMS

Google

Empresa afirma que este projecto pode ajudar nove milhões de habitantes, que têm telemóveis sem acesso à Internet

Relacionados
A Google juntou-se à Fundação Grameen para lançar um projecto que pretende ajudar a aliviar a pobreza. Este projecto é semelhante aos já lançados, em menor escala, no Quénia e em Gana.

Segundo a BBC, o Google garante que este projecto pode ajudar nove milhões de habitantes de Uganda, que têm telemóveis sem acesso à Internet. O sistema estará disponível para os utilizadores da rede telefónica MTN.

Este projecto consiste no envio de uma SMS, de forma gratuita, e recebem a informação no telemóvel. No entanto, segundo Joshua Mmali, jornalista da BBC em Kampala, existem ainda dificuldades no programa que precisam de ser ultrapassadas, como as respostas ambíguas ou a falta de soluções pretendidas pelos habitantes.

Apesar de as dificuldades ainda não terem sido superadas, este projecto tem ajudado a superar a vergonha em falar sobre temas tabus. Segundo uma habitante, Amina Nantume, este projecto tem-na ajudado a falar com as filhas sobre sexo.

«Costumava ficar envergonhada de cada vez que me sentava para falar com as minhas filhas sobre a gravidez», afirma. Esta questão foi superada depois de ter começado a enviado as perguntas embaraçosas para o Google.

Alex Counts, presidente da Fundação Grameen, afirma que o lançamento deste projecto aconteceu depois de uma ampla investigação em Uganda. Por outro lado, a empresa MTN espera que este seja o primeiro de muitos projectos.

Segundo a Google, o novo sistema será constituído por cinco aplicações proporcionando informações sobre a saúde, a agricultura e um mercado virtual para compra e venda de bens e serviços.
Continue a ler esta notícia

Relacionados