TMN lança telemóvel Google na semana do novo iPhone - TVI

TMN lança telemóvel Google na semana do novo iPhone

Apresentação do HTC Magic

HTC Magic vai estar equipado com sistema operativo Android

As diferenças entre as funcionalidades do HTC Magic, o novo telemóvel da TMN, e o iPhone 3Gs poderão não ser mais distantes do que as datas de lançamento no mercado português que separam os dois aparelhos. O conceito é semelhante. Mas o primeiro apresenta uma novidade de fundo, para fazer frente ao segundo: o Android, o primeiro sistema operativo com assinatura Google.

Quem já passou os dedos pelo ecrã táctil do aparelho da Apple, não consegue deixar de sentir a reminiscência iPhone no Magic - que a partir do início da próxima semana vai ser o novo «ponta-de-lança» da equipa TMN, num campeonato em que a marca joga sem o aparelho da maçã trincada.

O fruto mais apetecível da época da TMN teve esta manhã honras de apresentação à jogador de futebol, com o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, a descrever o produto - ainda que não exclusivo - como de «importância estratégica extraordinária» para a empresa, valorizando o facto de o operador que dirige ser o primeiro a colocar no mercado um telemóvel com coração Android.

A bandeira deste sistema é o código fonte aberto, que permitira a produção virtualmente ilimitada de aplicações, com a Sapo a trabalhar no tema há um ano. Mas com um horizonte mais alargado. Zeinal Bava disse que há o propósito de «trabalhar com todas as universidades do país», sublinhando que ainda esta terça-feira esteve na Universidade da Madeira, onde assinou um protocolo que tem como horizonte a criação de um cluster de produção de aplicações para este tipo de plataforma aberta.

«Não é uma resposta a nada»

«Este lançamento é importante para a TMN, porque nós acreditamos que há um movimento mundial no sentido de apoiar as plataformas que são abertas a todos os utilizadores», indicou Bava, recusando que o lançamento do HTC Magic na próxima segunda-feira, nas lojas do Chiado (Lisboa) e da Boavista (Porto), e na próxima terça-feira no resto do país, seja uma resposta à chegada do iPhone 3Gs ao mercado no dia 9 de Julho.

«Há um ano começámos a trabalhar algumas das aplicações que estão a ver aqui. Ou seja, não é uma resposta a nada (...). As aplicações estavam prontas, o fabricante tinha o equipamento disponível, é o nosso road map, nós nunca condicionamos a nossa estratégia à conjuntura», disse. Certo é, que só «dentro de algumas semanas», segundo o presidente executivo da PT, é que o Android estará disponível em língua portuguesa. Para já, o mapa de estrada do aparelho ainda só funciona em inglês.

Mais do que as características de hardware que equipam o HCT Magic, a curiosidade centra-se no sistema operativo. O Android começou a ser desenvolvido pela Google e foi concluído pela Open Handset Alliance, uma aliança de empresas liderada pela dona do motor de busca mais famoso do planeta. A abertura do código fonte e as parcerias com marcas como a HTC, a Motorola, a Samsung ou a LG, promete uma integração aperfeiçoada das ferramentas Google - desde o YouTube ao Google Maps - e a reprodução do sucesso que estas têm nos computadores pessoais no ambiente compacto dos telemóveis.

Para mais informações sobre o HTC Magic ver aqui
Continue a ler esta notícia