Venezuela: Magalhães «chega» em Setembro - TVI

Venezuela: Magalhães «chega» em Setembro

Magalhães

Escolas venezuelanas vão receber o «Canaima» a partir de 16 de Setembro

As escolas venezuelanas vão receber, a partir de 16 de Setembro, os computadores Magalhães, importados de Portugal. Mas na Venezuela estes pequenos protáteis vão chamar-se «Canaima», nome escolhido pelo presidente Hugo Chávez.

«A 16 de Setembro, começa o projecto Canaima. O projecto Canaima são os computadores infantis», afirmou Chávez, sem mencionar o nome original dos aparelhos.

A notícia dada aquando da promulgação da nova Lei Orgânica de Educação, foi transmitida ao vivo pelas rádios e televisões do país, noticia a Lusa.

«Vamos começar pelo primeiro grau (ano de escolaridade). São computadores feitos especialmente para aguentar um menino do primeiro grau, que os mordam, que os golpeiem, que os lancem ao chão», afirmou Chávez.

«É um computador que, de momento, estamos a trazer de Portugal, graças a um convénio que assinámos com o amigo primeiro-ministro (José) Sócrates, mas há que dizê-lo, o software é 100% venezuelano, felicito (Hector) Navarro (ministro venezuelano da Educação) e toda a equipa do projecto Canaima», acrescentou o presidente venezuelano.

O Canaima tem um sistema operacional venezuelano, adaptado pelo Centro Nacional de Tecnologias de Informação, para atender às necessidades de utilizadores da administração pública.

A 13 de Setembro de 2008, Chávez anunciou a pretensão da Venezuela comprar um milhão de computadores escolares Magalhães a Portugal, para distribuir nas escolas venezuelanas.

O passo seguinte será, segundo o presidente venezuelano, criar uma fábrica para produzir os computadores no país.
Continue a ler esta notícia