Escolas ligadas em rede - TVI

Escolas ligadas em rede

Internet (arquivo)

Governo pretendeu demonstrou as vantagens da ligação em rede de computadores a uma velocidade de 100Mbps por fibra óptica

Relacionados
As ligações em rede das escolas através da Internet ajudam a melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, defendeu em S. João da Madeira o secretário de Estado adjunto e da Educação.

Jorge Pedreira, que participou numa experiência para demonstrar à distância as potencialidades das ligações em rede das escolas, considerou o teste «muito positivo» e que, a partir de agora, a comunidade escolar deve tirar partido desta ferramenta.

«O importante é que nas escolas os professores e alunos se apropriem desta tecnologia e a usem no seu quotidiano para melhorar o ensino-aprendizagem, para o tornar mais atractivo e eficaz aos jovens», disse.

A experiência ligou as escolas Serafim Leite (S. João da Madeira) e Pinheiro e Rosa (Faro), onde estavam a assistir o primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

A iniciativa pretendeu demonstrar as virtualidades da ligação em rede através da rede mundial de computadores a uma velocidade de 100Mbps por fibra óptica.

A par da Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, a «Serafim Leite» foi pioneira a completar a primeira fase do PTE, recebendo um investimento de meio milhão de euros.

Na Escola Secundária Serafim Leite, em 20 das 44 salas de aula há agora quadros interactivos, onde já não se escreve com giz mas com caneta electrónica e onde o professor até pode fazer anotações sobre imagens ou textos.

Nas restantes 24 salas os quadros tradicionais coexistem com modernos videoprojectores.

Os computadores com acesso à Internet estão em todas as salas, mas o acesso à rede é possível em todo o perímetro escolar, graças a uma rede sem fios (wireless).

A escola tem também um sistema de comunicações de voz preparado para funcionar sobre protocolo de Internet (VoIP) e lançou o cartão electrónico do aluno, entre outras componentes tecnológicas.

A Escola Secundária Serafim Leite, a comemorar este ano o seu 50º aniversário, é a mais antiga da cidade e conta actualmente com cerca de 870 alunos matriculados no ensino diurno e 500 a frequentarem as aulas nocturnas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados