Os crimes do Mundo na ponta dos dedos - TVI

Os crimes do Mundo na ponta dos dedos

Computador

Professor brasileiro criou um espaço na Internet onde as vítimas podem registar crimes de que foram alvo

Relacionados
Vasco Furtado é um professor universitário brasileiro que resolveu criar um site com um mapa de crimes, que abrange todo mundo. Neste espaço, as próprias vítimas registam o crime de que foram alvo. A notícia é avançada pelo site da BBC Brasil.

Através de um mapa interactivo, as vítimas indicam o local onde o crime ocorreu no wikicrimes.org e, dessa forma, torna-se possível identificar as zonas com maior índice de criminalidade. É pelo menos nisto que o criador do site acredita e defende.

Vasco Furtado reconhece que quase todos os delitos registados ocorrem em território brasileiro, mas espera que isso ajude a população a identificar as zonas mais perigosas do país. O professor universitário considera que o Estado esconde informações preciosas sobre a criminalidade no país e defende que a informação disponível no seu site «é para o cidadão».

http://www.wikicrimes.org

A ideia inicial previa que as autoridades também cedessem os seus registos, mas apesar de ter contactado as diversas polícias, Vasco Furtado não teve respostas. Aliás, a Polícia Civil do Rio de Janeiro justificou à BBC, que «revelar esses dados poderia pôr em causa o seu trabalho» e criar a «sensação de insegurança» na população.

Esta terça-feira de manhã, de acordo com a notícia da BBC encontravam-se registados 615 delitos em Fortaleza, 66 no Rio de Janeiro, 64 em Campo Grande e 38 em São Paulo.

Vasco Furtado assume ainda que não há como comprovar a veracidade dos crimes registados e que a sua ideia depende da boa fé dos utilizadores. Para denunciar um delito é preciso fazer um registo e depois identificar o lugar. Além do dia e da hora do crime, também se pode incluir o número de pessoas envolvidas na ocorrência e o número de testemunhas.

PP
Continue a ler esta notícia

Relacionados