WhatsApp acusada de violação de privacidade - TVI

WhatsApp acusada de violação de privacidade

SMS

Aplicação permite o envio de mensagens por terceiros sem conhecimento dos utilizadores

A aplicação do serviço de mensagens WhatsApp violou leis de privacidade no Canadá e na Holanda, de acordo com uma declaração conjunta de organismos dos dois países.

As violações verificam-se em «certos princípios de privacidade aceites internacionalmente, nomeadamente no que respeita à retenção, salvaguarda e revelação de informação pessoal», refere um comunicado conjunto da Comissão de Privacidade do Canadá e da Autoridade de Proteção de Dados da Holanda.

A AFP refere que a WhatsApp tomou medidas para acatar as recomendações do grupo de observação, mas este frisou que «questões importantes carecem ainda de resposta adequada».

O organismo canadiano não tem poderes vinculativos, mas revelou que a WhatsApp «demonstrou concordância em cumprir em pleno as recomendações». O congénere holandês ameaçou com sanções se a violação de leis de privacidade continuar.

Uma das acusações prendia-se com uma vulnerabilidade que permitia a uma terceira parte enviar mensagens com o nome de utilizadores sem o conhecimento destes.
Continue a ler esta notícia