Coreia do Norte suspende plataforma para mísseis - TVI

Coreia do Norte suspende plataforma para mísseis

Coreia do Norte

País asiático é considerado uma ameaça pelos planos militares em constante desenvolvimento

Relacionados
Um site norte-americano publicou fotografias de satélite que indicam que a Coreia do Norte suspendeu a construção de uma plataforma de lançamento de mísseis com alcance internacional.

As imagens recolhidas por satélites comerciais no dia 29 de agosto mostram que também o edifício de armazenamento de combustíveis para futuros testes sofreu uma paragem na construção.

As chuvas fortes que afetaram o território norte-coreano parecem ser a principal causa para a paragem das obras.

Segundo a Associated Press (AP), o site 38 North que revelou as imagens, deu ainda indicações de que uma antiga base de lançamento de mísseis está em trabalhos «muito lentos» de recuperação.

«Apesar da paragem temporária na construção da nova plataforma de lançamento em Tonghae e o teste falhado em abril, os norte-coreanos aparentam estar determinados em construir algo eventualmente maior e melhores mísseis», contou à AP Joel Wit, antigo membro do gabinete dos negócios estrangeiros norte-americano.

A paragem das obras deve levar ao adiamento da conclusão das novas infraestruturas. Planeadas para estarem operacionais em 2015, a paragem no processo de construção pode atrasar em dois anos os edifícios de testes militares.

A Coreia do Norte realizou testes nucleares em 2006 e 2009, mas para muitos o país ainda não dispõe de recursos humanos e técnicos suficientes para fabricar mísseis nucleares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados