Paraplégica «vence» maratona em Londres - TVI

Paraplégica «vence» maratona em Londres

Claire Lomas concluiu o percurso com a ajuda de uma prótese biónica

Relacionados


Não foi a primeira a chegar, mas é,sem dúvida, uma vencedora.

Claire Lomas, de 32 anos e paraplégica, conseguiu terminar esta terça-feira a maratona de Londres, tornando-se na primeira pessoa com esta deficiência a consegui-lo, com a ajuda de umas pernas biónicas.

As pernas biónicas funcionam através de sensores, ajudando as pessoas, que perderam os movimentos dos membros inferiores, a manterem-se de pé.

Assim, torna-se mais fácil e cómoda a execução de tarefas banais do dia à dia, como subir escadas e caminhar. São atadas tiras de segurança, para evitar que a pessoa escorregue.

De acordo com o site do jornal «The Telegraph», Claire percorreu cerca de dois quilómetros por dia, durante 16 dias, num percurso de 26,2 milhas, e foi aplaudida pelo marido, pela mãe e pela filha de 13 meses.

Claire ficou paralisada, da cintura para baixo, na sequência de um acidente de cavalo, em 2007, em que partiu o pescoço, costelas e perfurou o pulmão. Porém, nada a impediu de se juntar às 36 mil pessoas que participaram na maratona, no dia 22 de abril.

Várias celebridades também emprestaram o seu apoio, caminhando ao lado de Claire.

Até agora, Claire conseguiu juntar cerca de 80 mil libras, qualquer coisa como 100 mil euros, para a Spinal Research, uma instituição de caridade que financia pesquisas médicas em todo o mundo para desenvolver tratamentos contra a paralisia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados