Segway lança novo veículo para fugir ao trânsito - TVI

Segway lança novo veículo para fugir ao trânsito

Veículo P.U.M.A.

Puma é resultado de parceria com a GM tendo em vista a protecção do ambiente

Relacionados
A «General Motors» (GM) está a desenvolver um veículo de duas rodas, em parceria com a empresa «Segway», criador do patim de auto-propulsão, de movimentação facilitada no tráfego intenso das cidades, denominado «Puma», noticia o «El País».

O novo veículo, que segundo a GM será lançado em 2012, vai funcionar com baterias eléctricas de lítio, em combinação com um sistema digital de gestão inteligente de energia e por isso mesmo terá um baixo nível de emissões poluentes. Contará ainda com um dispositivo tecnológico do tipo do GPS para evitar os desvios.

«Puma» é o acrónimo para «Personal Urban Mobility and Accessibility (Mobilidade e acessibilidade urbana pessoal) e esta terça-feira poderá ser visto a circular nas ruas de Manhattan. A sua concepção não anda longe de uma mistura entre o mencionado «Segway» e uma «scooter».

O fabricante de Detroit atravessa problemas económicos sérios e está a passar por uma fase de reestruturação e corte de despesas para aceder a novas ajudas públicas. Até à data a GM angariou 14.000 milhões de dólares provenientes dos cofres públicos e solicitou ainda um crédito no valor de 16.000 para garantir o seu futuro.

Apesar de o construtor não ter publicado os custos de fabrico, o vice-presidente da GM, Larry Burns, revelou que andariam na ordem de um terço ou um quarto do preço total de um veículo tradicional. Esta «representa uma solução única no que toca às movimentações e interacção dentro das cidades», onde vivem mais de metade da população mundial de todo o mundo.

Fabricantes acreditam no sucesso

O conselheiro delegado da «Segway», Jim Norrod, mostrou-se satisfeito com esta parceria. «O protótipo personifica uma combinação de tecnologias avançadas que a «Segway» e a «General Motors» põem na mesa para completar a conexão entre condutor e meio ambiente»

Depois do fracasso do «Segway», a GM acredita que este novo veículo, que incorpora uma habitáculo semicerrado e chega a uma velocidade de 55 quilómetros por hora, com uma autonomia que permite percorrer 56 quilómetros, tenha melhores resultados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados