Estação Espacial Internacional vai ao fundo - TVI

Estação Espacial Internacional vai ao fundo

Lançamento do vaivem Endeavour

Complexo espacial vai ser afundado no fundo do mar depois de 2020

Relacionados
A Estação Espacial Internacional vai repetir o destino da estação espacial Mir e será afundada no mar depois de 2020, anunciou esta quarta-feira o vice-diretor da Agência Espacial Russa, Roscosmos, Vitali Davidov.

«Temos que afundar o ISS após o fim da vida útil. Não podemos deixar em órbita um objecto muito complexo e pesado», disse. O mesmo responsável confirmou que o plano de destruição da plataforma orbital será executado até 2020, contemplando acordos com outras potências espaciais.

«Nós concordamos com os nossos parceiros que a estação estará operacional até 2020. O temo de vida calculado foi de 15 anos, já passaram 13 desde 1998, é claro que o potencial da Estação Espacial não está esgotado», disse Davidov.

Sobre a possível construção de uma nova estação espacial, Davidov não negou que a hipótese estivesse a ser explorada. «Existem várias opções. Podemos construir directamente na Lua ou marte», exemplificou, alertando porém que esta é uma hipótese que não é ainda viável, uma vez que existem questões pendentes no espaço próximo da terra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados