Telemóveis provam que somos animais de hábitos - TVI

Telemóveis provam que somos animais de hábitos

Telemóveis

Estudo com 100 mil utilizadores mostra que frequentamos sempre os mesmos sítios e movimentamo-nos num raio de dez quilómetros. Resultados podem ser muito úteis

Relacionados
Os humanos são animais de hábitos que tendem a frequentar repetidamente os mesmos locais e a movimentar-se num raio inferior a dez quilómetro.

Esta é a principal conclusão de um estudo elaborado pela Northeastern University de Boston, publicado na revista especializada Nature e que analisou os hábitos de 100 mil utilizadores de telemóvel, através da sua localização celular, refere a BBC.

Resultado pode ser útil

O resultado pode ser usado para evitar epidemias ou para prever o trânsito, afirmam os autores do projecto.

Para o estudo, foram escolhidos aleatoriamente 100 mil utilizadores de telemóvel e cada vez que um dos participantes fazia ou recebia uma chamada ou SMS, a localização era registada. Os dados foram recolhidos durante seis meses.

«A grande maioria das pessoas move-se numa distância muito curta, cerca de cinco a dez quilómetros», explicou o professor Albert-Laszlo Barabasi, membro da equipa. «E há também uma minoria que se move por centenas de quilómetros de maneira regular».

«A ponta do Iceberg»

«Seria fantástico se todos os utilizadores autorizassem as universidades a aceder aos seus dados pois a informação seria ainda mais rica», referiu Marta Gonzalez, uma das autoras do estudo. «Esta é apenas a ponta do iceberg», disse.

A localização das pessoas por via celular não é uma novidade e cada vez há mais acessórios comerciais, como serviços para localizar crianças ou anunciar a presença de amigos nas proximidades.
Continue a ler esta notícia

Relacionados