Coração: T-shirt evita morte súbita - TVI

Coração: T-shirt evita morte súbita

Coração

«Vital Jacket» permite aos médicos monitorizar os sinais vitais dos utilizadores

Relacionados
Testada numa amostra de 16 pacientes e uma utilização em períodos até duas semanas, a «Vital Jacket», uma t-shirt que permite aos médicos monitorizar os sinais vitais dos utilizadores e fazer um diagnóstico de saúde, demonstrou ser eficaz, «prática» e «confortável».

Estes dados são do estudo experimental da «Vital Jacket» apresentado esta segunda-feira no serviço de cardiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, local onde se realizaram os testes com a t-shirt.

«Pudemos evitar uma morte súbita», revelou o médico Vasco Grama que descreveu o caso prático de um paciente. Este fez vários exames com o registador de eventos, um dispositivo utilizado pelo paciente que deve carregar num botão assim que se sentir mal e este faz a monitorização de 30 segundos do batimento cardíaco, e nenhum dos mesmos registou anomalias. Usou o «Vital Jacket» durante sete dias, que lhe diagnosticou problemas graves no coração, sendo que passou a usar um «Pacemaker».

O «Vital Jacket» foi aprovado pelos cardiologistas do Hospital que chegaram mesmo a detectar anomalias em alguns pacientes que, através do dispositivo utilizado anteriormente, não teriam sido detectadas.

Contudo, Vasco Grama revelou aos jornalistas que vai ser realizada uma segunda fase de teses com mais canais de análise que permitam ter mais informações para o diagnóstico.

Estender projecto aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde

A apresentação contou também com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro. «Devemos estender o uso de VitalJacket aos outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde», revelou, destacando a importância da tecnologia que permite colmatar as falhas nos diagnósticos.

«É uma tecnologia que dá grande segurança em comparação com os elementos clínicos tradicionais», disse aos jornalistas.

Tecnologia 100 por cento portuguesa

A tecnologia foi toda ela desenvolvida em Portugal, sendo um projecto da Universidade de Aveiro transformado mais tarde em produto pela «BioDevices». A «Vital Jacket» é de uso ambulatório, ou seja, é feita para utilização no dia-a-dia, permitindo aos médicos acompanhar as várias actividades do utilizador em tempo real, através da Internet. A t-shirt é lavável como todas as outras.

Tomé Costa, empregado da BioDevices, empresa que desenvolveu o projecto, demonstrou aos jornalistas como se utiliza a t-shirt.

Ao tvi24.pt, revelou que usa várias vezes a t-shirt e que a usa em várias situações, não só para monitorizar a sua saúde, mas também para testar o dispositivo. «Estou ansioso por chegar à empresa e ver o comportamento do meu corpo em frente às câmaras», brincou depois de ter falado para vários jornalistas.

A «Vital Jacket» vai entrar em breve no mercado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados