Dalai Lama conversa com chineses pelo Twitter - TVI

Dalai Lama conversa com chineses pelo Twitter

Dalai Lama (foto: Lusa/Epa)

Esta foi a primeira vez que o líder espiritual tibetano conseguiu entrar em contacto com pessoas que vivem na China

Relacionados
O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, conseguiu contactar sexta-feira pela primeira vez com pessoas que vivem na China. A conversa realizou-se através do Twitter.

O site, que é proibido na China, mas a que dezenas de milhares de cibernautas conseguem aceder clandestinamente, possibilitou que o líder espiritual conseguisse responder a 300 questões dos chineses oprimidos pelo Governo, durante uma hora, informa a BBC.

As conversas ocorreram num hotel de Nova York, durante uma visita do líder espiritual tibetano aos Estados Unidos.

Durante a sessão no Twitter, o Dalai Lama enviou mensagens de crítica a respeito das políticas do Governo chinês no Tibete, afirmando que foi o Governo quem criou as tensões na região, não o povo.

O Dalai Lama também afirmou que a linguagem e a cultura do Tibete estão a enfrentar uma crise devido ao fluxo de chineses da etnia Han que chegam à região.

A China, por sua vez, afirma que a Dalai Lama tenta destruir a soberania do país ao pressionar as autoridades a dar a independência ao Tibete.

O líder espiritual tibetano fugiu para a Índia quando tropas chinesas reprimiram uma tentativa de levantamento no Tibete, há mais de 50 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados