Encontrado buraco negro «bebé» - TVI

Encontrado buraco negro «bebé»

«Monstro Magnético»

Astrónomos pensam que buraco negro resultou de uma explosão estelar massiva detectada há 30 anos atrás

Relacionados
Dois astrofísicos norte-americanos descobriram que um objecto estudado há 30 anos é, na realidade, o buraco negro mais jovem na «vizinhança» cósmica da Terra, anunciou esta segunda-feira a NASA.

A distância do buraco negro é ainda considerável em termos humanos (estando a mais de 9 mil milhões de quilómetros da Terra) mas, tendo em conta a dimensão do Cosmos, pode-se considerar que se encontra nas redondezas do planeta azul.

A descoberta foi feita através do telescópio espacial «Chandra» e é o resultado de uma explosão estelar detectada pelos astrónomos em 1979, representando, hoje, uma oportunidade única para estudar o desenvolvimento deste tipo de fenómeno, assinalaram os autores da descoberta numa publicação da «New Astronomy».

«Se a nossa interpretação estiver certa, este é o exemplo mais próximo do que poderá ser a observação do nascimento de um buraco negro», sublinhou Daniel Patnaude, autor principal do trabalho.

Os cientistas acreditam que o buraco negro resultou da explosão de uma estrela 20 vezes maior do que a do Sol, chamada supernova SN 1979C detectada, há 30 anos, por Gus John, um professor de primária e astrónomo amador.
Continue a ler esta notícia

Relacionados