Executivos da Google condenados por difamação - TVI

Executivos da Google condenados por difamação

Google [arquivo] - Foto Lusa

Serviço da empresa albergava um vídeo de um menor com síndrome de Down a ser agredido pelos colegas

Relacionados
O tribunal de Milão condenou três executivos do Google em Itália, por difamação e violação de privacidade, noticia o «El País».

Esta situação deveu-se ao facto de, em 2006, o Google Vídeo exibir um arquivo onde se vê uma criança com síndrome de Down a ser insultada e agredida por quatro estudantes de Turim, que faziam a saudação fascista. A vítima permanece imóvel e o resto da turma assiste à cena, de forma impassível.

Este vídeo foi colocado no Google em Setembro de 2006, onde permaneceu durante dois meses. O Google alegou que retirou o vídeo quando teve conhecimento formal da sua existência. As autoridades italianas consideraram que o motor de busca não procedeu de forma diligente, pois foram feitas diversas queixas de utilizadores sobre o conteúdo do vídeo.

Os executivos foram condenados a seis meses de prisão e a sentença reabriu o debate sobre a responsabilidade dos fornecedores de serviço de Internet pelos conteúdos de terceiros. A Itália planeia criar leis mais fortes para incrementar esta responsabilidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados