NASA divulga imagens noturnas da Terra - TVI

NASA divulga imagens noturnas da Terra

Novo sistema de captação por infravermelhos permite recolher imagens de noite e sem luz da Lua

A NASA divulgou na quarta-feira imagens noturnas da Terra, a que deu o nome de «mármore preto». Este registo impressionante só foi possível através da ação de um dos mais sofisticados satélites, o Suomi.

Segundo declarações da porta-voz da NASA, Rebecca Roth, o satélite é extremamente sensível e transmite imagens em alta resolução, sendo capaz de detetar a luz de apenas um navio no mar.

Graças ao sistema do Suomi foi possível registar a chegada do Furacão «Sandy» à costa leste dos Estados Unidos. Era meia-noite, hora local, quando atingiu Nova Jérsia e Nova Iorque e, mesmo assim, a NASA, captou o momento.

O sistema de captação por infravermelhos do Suomi é precisamente a grande inovação, ao permitir recolher imagens da Terra «às escuras», ou seja, até agora, estes sistemas necessitavam da luz da Lua para obtê-las. O truque está em que, ao contrário das câmaras normais, que captam a imagem toda de uma só vez, o sistema do Suomi scanneriza repetidamente a mesma imagem e depois ainda a divide esta em milhões de píxeis, reforçando aqueles que têm menos luz, explica a BBC.

A NASA divulgou as imagens do «mármore negro», na conferência da União Geofísica Americana, em São Francisco. A visão detalhada da Terra é composta por milhares de imagens captadas ao longo dos anos. O estudo começou com a missão «Apollo 17», em 1972. O sistema trazido pelo Suomi é, pois, uma mais valia e o «mármore negro» um passo mais para a Humanidade.

Continue a ler esta notícia