Suspeitas de mar subterrâneo na lua de Saturno - TVI

Suspeitas de mar subterrâneo na lua de Saturno

Imagens de Saturno - Imagem retirada do site oficial da NASA

Sonda Cassini detectou moléculas de água na atmosfera do satélite

Relacionados
Na última passagem da sonda Cassini pela lua de Saturno, Enceladus, foram detectadas moléculas de água com carga negativa na atmosfera do satélite. Este facto é um forte indício da presença de água, o que reforça as suspeitas de um mar subterrâneo sob o solo gelado, informa a BBC.

O satélite tem uma região de grande actividade próximo do seu pólo sul, onde vapor de água e gelo saem pelas rachas na superfície, sendo projectados a grandes altitudes. O espectrómetro Cassini Plasma Spectrometer (Caps) já detectou sódio na névoa.

«Embora a existência de água ali não seja uma surpresa, esses iões de vida curta são uma evidência extra de água sob a superfície», declarou Andrew Coates, do Laboratório de Ciência Espacial Mullard, acrescentando que onde há água, carbono e energia, estão reunidos alguns dos elementos mais importantes para a existência de vida.

O projecto Cassini é uma colaboração entre a agência espacial americana (NASA), a agência espacial europeia (ESA) e a agência espacial italiana (ASI).
Continue a ler esta notícia

Relacionados