Livros de Coimbra estão no Google - TVI

Livros de Coimbra estão no Google

Livros

Biblioteca da Universidade é a primeira do país a aderir ao sistema de pesquisa de livros do Google

Relacionados
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) é a primeira do país a aderir ao sistema de pesquisa de livros do Google, disponibilizando 600 obras no âmbito de uma parceria com a empresa norte-americana, escreve a Lusa.

«Somos a primeira biblioteca do país a fazer um acordo com o Google. Vão ser digitalizadas as 600 obras de edição própria que vão ficar disponíveis a utilizadores de todo o mundo», disse esta terça-feira à agência Lusa Carlos Fiolhais, director da BGUC.

O acervo da Biblioteca Geral que, numa primeira fase, vai ser disponibilizado pela ferramenta de pesquisa de livros associado ao motor de busca, integra monografias, separatas e publicações periódicas de «grande interesse histórico-cultural e prestígio», como os Acta Universitatis Conimbrigensis e a Revista da Universidade de Coimbra.

«Algumas edições estão esgotadas, outras são muito raras e difíceis de encontrar. O Google vai ter os conteúdos integrais, permite a qualquer utilizador ir ao interior da obra», acrescentou.

Google Earth nas suas mãos

Google com melhor reputação entre empresas dos EUA

Considerando a Internet «amiga dos livros», por permitir a sua divulgação global, Carlos Fiolhais realçou ainda que todos os custos da operação são suportados pela multinacional norte-americana.

«Há dez anos os fundadores do Google anunciaram a aspiração de divulgarem todo o conhecimento do mundo. Esta ferramenta [a pesquisa de livros] é mais um passo nesse desígnio», argumentou.

O acordo com a Universidade de Coimbra prevê, numa segunda fase, a disponibilização de obras já digitalizadas pela Biblioteca Geral, nomeadamente ao abrigo de um programa patrocinado pelo Ministério da Cultura «alguns com vários séculos», igualmente em conteúdo integral.

O projecto de cooperação encerra, igualmente, um desafio - ainda em fase de contactos preliminares - que Carlos Fiolhais considera «aliciante»: juntar a Biblioteca Geral «ao clube muito selecto» das cerca de 20 melhores bibliotecas do mundo, no Library Google Project.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra tem um acervo bibliográfico de cerca de 1,5 milhões de exemplares e parte das obras que agora ficarão disponíveis através do Google Pesquisa de Livros pertencem ao recheio da Biblioteca Joanina, uma das mais notáveis de Portugal, que alberga cerca de duzentos mil volumes de obras dos séculos XVI a XIX.

O acordo entre a UC e o Google será formalizado quinta-feira, pelas 12:00, em cerimónia a decorrer precisamente na Biblioteca Joanina, no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados