Governo preocupado com situação económica da região Norte - TVI

Governo preocupado com situação económica da região Norte

Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças

O mote foi dado por Elisa Ferreira, eurodeputada socialista, durante o debate «A Europa e as Regiões», que assinalou o 120º aniversário do «Jornal de Notícias» no Porto: «O Norte é a única região nacional em perda, apesar dos apoios. Enquanto a Madeira e o Algarve já atingiram patamares superiores e o Centro e o Alentejo dão sinais de crescimento, o Norte está a decrescer. Esta situação tem de merecer atenção do estado».

Relacionados
O aviso foi dado por alguém com influência no PS e mereceu atenção por parte de Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, que também esteve presente no Salão Nobre do Palácio da Bolsa, no Porto.

Concordando com a tese geral lançada pela eurodeputada, acabou por aproveitar a ideia para responsabilizar as próprias pessoas do Norte, que deverão fazer mais para inverter esta tendência.

«Nos últimos dez a 15 anos, o Norte tem estado em perda, numa influência negativa que deve ser combatida. É, obviamente, um motivo de preocupação para o Estado e tem sido levado em conta, motivando a apresentação de projectos de recuperação», referiu.

Enquanto Elisa Ferreira aproveitou para falar da regionalização, sublinhando ser «importante marcar uma data longínqua, definir as cinco regiões, não perdendo tempo com o mapa, e optando por discutir acções, sem perder tempo, o ministro, ele próprio natural da Maia, acabou por apontar o dedo aos seus conterrâneos: «A recuperação requer, também, iniciativa dos agentes económicos e acima de tudo da liderança local. Neste aspecto, não tem havido muita intervenção. O Norte tem tido défice de liderança nos últimos anos».

* Jornalista do «Portugal Diário»
Continue a ler esta notícia

Relacionados